Confraternizações típicas de fim de ano inflam faturamento de restaurantes

Confraternizações típicas de fim de ano inflam faturamento de restaurantes

O período de Natal e Ano Novo costuma ser o mais rentável do ano para o comércio. Para o setor de bares, restaurantes e casas de festas, o cenário não é diferente. A expectativa dos donos desses estabelecimentos é que o faturamento em dezembro seja até 30% superior ao dos outros meses. O que está por trás desse otimismo são as confraternizações de empresas e grupos de amigos, que são realizadas desde o início do mês.

“É uma época do ano em que a gente tem uma carga extra de despesas em função do 13º dos funcionários. Então, essas confraternizações ajudam o caixa”, afirma Ricardo Rodrigues, presidente da Abrasel em Minas Gerais.

Rodrigues revela que a previsão é um acréscimo de 15%, em média, tanto no faturamento dos estabelecimentos quanto na contratação de mão de obra extra para o período. Para atrair a clientela com sede de comemoração, o principal expediente usado pelos restaurantes é a oferta de um pacote que contempla o consumo de comidas e bebidas, inclusive as alcoólicas, à vontade, por um determinado período de tempo.

Cardápio personalizado, ambiente com atendimento diferenciado, com música ao vivo, além da flexibilização da duração de cada encontro de acordo com o interesse do cliente, são outros atrativos. Doalcei Benvenutti, o Galo, gerente do restaurante Vila Monjardim, no Vila da Serra, em Nova Lima, conta que a casa oferece um pacote que inclui comidas e bebidas liberadas por quatro horas, a um custo de R$ 180 por pessoa.

“Acredito que o movimento será maior do que no ano passado. Esperamos faturar em dezembro 30% a mais do que no restante dos meses. Somos uma costelaria, mas oferecemos um cardápio especial, com todos os tipos de vinho, 30 opções de cerveja, além de peixes e outros pratos diferenciados”, diz.

Publicado originalmente no site da Abrasel

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