Coronavírus não se espalha com facilidade nas superfícies

Coronavírus não se espalha com facilidade nas superfícies

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) atualizou recentemente a lista de formas de contágio da Covid-19 e promoveu uma grande mudança em uma das principais convicções relacionadas à doença: a de que o vírus era facilmente transmitido através do contato das pessoas com superfícies.

Entre as orientações que constam no site do órgão, o contato de pessoa a pessoa continua listado como o principal meio de contaminação. Entretanto, o contato entre partes do corpo com superfícies e objetos passou a constar na seção que trata das formas como “o vírus não se espalha facilmente”, junto com a transmissão entre pessoas e animais.

– Esta não é a principal forma de propagação do vírus, mas ainda estamos aprendendo mais sobre esse vírus – diz o CDC.

Médicos consultados pelo site americano Yahoo Life lembram, porém, que o anúncio não significa que as superfícies não possam transmitir a doença, mas que elas têm um papel menor na transmissão.

– Superfícies contaminadas desempenham algum papel, mas é provavelmente muito menor. Este é um vírus respiratório, e os vírus respiratórios se espalham amplamente pela respiração de gotículas respiratórias infectadas – diz Amesh A. Adalja, pesquisador sênior do Johns Hopkins Center.

O médico William Schaffner, da Universidade de Vanderbilt, também destacou que as pessoas não devem se descuidar da higiene das mãos para a evitar a contaminação da doença.

– Se eu tivesse que escolher as coisas para enfatizar para reduzir a disseminação do Covid-19, ainda seria o distanciamento social, o uso de máscaras e a prática de uma boa higiene das mãos – completou.

Publicado originalmente no site pleno.news

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *