Filmes e séries da Netflix para você repensar sua alimentação

Filmes e séries da Netflix para você repensar sua alimentação

A maioria das pessoas desconhece a origem daquilo que está comendo. Poucas param para pensar no impacto que suas escolhas alimentares causam ao meio ambiente. Diante disso, selecionamos algumas obras disponíveis no Netflix que podem ajuda-lo(a) a entender que uma alimentação saudável vai muito além de fazer “dieta”. Confira:

1 – What the Health
Dirigido Kip Andersen e Keegan Kuhn, o principal objetivo do documentário é educar as pessoas a respeito do consumo de alimentos transgênicos e qual o impacto deles em nossa saúde. A filmagem acompanha Andersen em sua pesquisa sobre alimentos processados de origem animal e como a produção destes afeta na saúde humana e no meio ambiente.

2 – Live and let live
“Viva e deixe viver” faz uma análise da nossa relação com os animais, abordando a história do veganismo. O documentário conta histórias reais de pessoas que escolheram se tornar veganas e quais as razões éticas e ambientais que as fizeram mudar seus hábitos.

3 – Sustainable
O documentário levanta algumas questões da agricultura nos Estados Unidos, mas todos os pontos abordados podem ser trazidos para o nosso cotidiano. É apresentada uma investigação sobre o sistema alimentar dos EUA, mostrando o impacto ambiental causado pela maneira como a agricultura funciona – perda de solo, esgotamento de água, uso de pesticidas e mudanças climáticas são alguns dos pontos abordados. Na obra, o chef de cozinha Rick Bayless discute com outros fazendeiros o que levou o movimento por comida sustentável e quais as mudanças que isso pode gerar no futuro.

4 – Cooked
Michael Pollan, renomado escritor e ativista da boa alimentação, é a grande estrela dessa série. Ela é inspirada no livro de Pollan “Cozinhar, uma história natural da transformação”, e é dividida em quatro episódios: fogo, água, ar e terra. A mensagem do escritor é chamar atenção das pessoas para que tenham consciência daquilo que estão comendo. Segundo ele, a melhor forma de se conhecer o que come é cozinhando.

5 – Fed Up
Este documentário investiga as causas indiretas da obesidade infantil, acusando a indústria de alimentos como principal responsável. Ele aborda questões como o consumo demasiado do junkfood e do açúcar, e o papel do governo federal em relação a esses hábitos. Apresentado por Katie Couric, a obra tem como foco principal desmascarar os mitos da alimentação e parar de culpabilizar somente sedentarismo e a gula pelos altos índices de obesidade infantil.

6 – Consumed
O filme conta a história de uma mãe que começa a investigar os problemas misteriosos de saúde do seu filho e acaba chegando até a indústria dos alimentos geneticamente modificados. Apesar de não ser baseado em fatos reais, faz a gente pensar sobre nossas escolhas alimentares e qual a nossa relação com aquilo que comemos.

7 – Fat, sick and nearly dead
Este documentário retrata a jornada de Joe Cross na busca por uma vida saudável. Cross decide mudar radicalmente seus hábitos alimentares durante 60 dias. Com uma dieta altamente nutritiva, acompanhamos ao longo do filme as mudanças que a boa alimentação traz e o seu poder de cura, controlando naturalmente problemas como pressão alta, colesterol, diabetes e outras doenças relacionadas ao estilo de vida adepto ao junk food e ao sedentarismo.

8 – The truth about the alcohol
Indicado principalmente para os amantes da bebida alcoólica. Neste documentário o médico Javid Abdelmoneim explora a ciência do álcool e promete responder as perguntas mais frequentes sobre seus riscos e benefícios à saúde.

9 – The C Word
Narrado pelo ator Morgan Freeman, este é um documentário voltado para a luta contra o câncer. Acompanhamos o trabalho do médico francês David Servan-Schreiber divulgando informações sobre prevenção e cura da doença através de um estilo de vida mais saudável. A obra mostra como a qualidade de vida é fundamental para a prevenção do câncer e o quanto a indústria de modo geral influencia nosso estilo de vida a não ser saudável.

10 – Cowspiracy
Também dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, este documentário retrata a verdade por trás da indústria agropecuária, a principal responsável pelos impactos negativos no meio ambiente. Andersen e Kuhn trazem à tona algumas informações chocantes que farão você repensar sobre sua alimentação.

11 – Food Choices
O filme, também documentário, aborda questões importantes como os modismos alimentares que podem ser prejudiciais à saúde e o quanto a industrialização dos alimentos é capaz de afastar nossa percepção da origem do que comemos. O diretor Michal Siewierski aponta a alimentação global como a principal culpada pelo declínio da saúde e pelos danos ao meio ambiente.

12 – Rotten
A série é composta por 6 episódios independentes, que relatam as fraudes e a corrupção presentes no dia a dia da indústria alimentícia. Os episódios exploram problemas como a adulteração do mel, alergias alimentares e a corrupção presente na cadeia de produção dos alimentos.

Para assistir a esses filmes, basta acessar este link: https://www.netflix.com/br/

Texto adaptado do site Minha Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *