Por que a indústria alimentícia terá que cortar açúcar?

Por que a indústria alimentícia terá que cortar açúcar?

No final de novembro, o Ministério da Saúde assinou um acordo com os presidentes de associações da indústria nacional de alimentos e bebidas para reduzir em 144 mil toneladas a quantidade de açúcar em seus produtos até 2022. A meta vem sendo discutida desde abril de 2018, quando o ministro Gilberto Occhi assumiu o cargo. Em 2011, um parâmetro semelhante foi estabelecido para reduzir o sódio nos produtos industrializados.

Segundo o Ministério da Saúde, no caso do sódio, a medida retirou, no período de quatro anos, mais de 17 mil toneladas do elemento de alimentos processados. A meta é chegar em 28.562 toneladas de sódio a menos até 2020.

O objetivo dos acordos é incentivar a mudança nos hábitos alimentares e combater a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, obesidade e hipertensão, em crescimento na população brasileira na última década. A primeira parceria desse tipo entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia brasileira data de 2008, e visava a diminuir a taxa de gorduras trans nos produtos.

Fonte: Site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *