Campus Virtual da Fiocruz oferece curso sobre acessibilidade e práticas inclusivas
Inscrições abertas até o dia 18 de junho
O Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está com inscrições abertas para o Curso de Acessibilidade e os Princípios do SUS: Formação Básica para Trabalhadores da Saúde. A capacitação tem como público prioritário trabalhadores da saúde com diferentes níveis de formação. Também pode ser realizado por estudantes e por qualquer pessoa interessada em saber mais sobre acessibilidade e práticas mais inclusivas. O prazo para realização de inscrições vai até o dia 18 de junho deste ano. Para realizar sua inscrição, clique aqui.
O curso é organizado pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. Tem como objetivo, reunir diversos recursos educacionais para formar trabalhadores da área da voltados para um atendimento mais inclusivo e acessível a pessoas com deficiência, notadamente a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Os organizadores esperam que o curso contribua para formação de trabalhadores da saúde, com a garantia de direitos das pessoas com deficiência, melhorando o atendimento ao cidadão surdo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
MÓDULOS
O curso é autoinstrucional, com navegação sequencial e, ao final de cada módulo, o aluno pode realizar alguns exercícios para assimilação do conteúdo. Uma avaliação final também será realizada para disponibilização do certificado. Ao todo, são sete módulos: O SUS e o direito das pessoas com deficiência; Deficiências e saúde – revendo modelos e conceitos; Acessibilidade – barreiras e soluções; Tecnologia assistiva; Orientações para acessibilidade na produção de materiais educativos em saúde; Introdução à surdez e Libras no contexto da saúde e Estudos de caso.
Texto: Rodrigo Rueda, com informações da Fiocruz.