Você conhece o umbu?
O umbu, fruto do umbuzeiro (também conhecido como “árvore sagrada do sertão”), é nativo do Nordeste do Brasil, principalmente de regiões semiáridas. De polpa suculenta e agridoce, o umbu contém quantidades importantes de fibras e minerais, como cálcio, magnésio e potássio (apresentando, portanto, perfil potencialmente alcalinizante).
Ainda, devido ao fato de o umbuzeiro ser resistente a longos períodos de seca (suas raízes são capazes de armazenar até 3.000 litros de água durante a estação das chuvas), o umbu exerce papel importante como fonte de renda para a população local, principalmente nos períodos entressafra das culturas anuais.
A Fortaleza do Umbu luta para a preservação da cultura do fruto através da Cooperativa Coopercuc, que possui 59 membros-produtores que recolhem o umbu das comunidades locais e encaminham para algumas mini fábricas que entregam à cooperativa a fruta semi-processada. Segundo o Slow Food Brasil, hoje, é possível encontrar subprodutos do umbu sendo comercializados em diversos países do mundo.
Publicada originalmente no site VP online