Carnaval na Barra vai ter ‘Banquetaço’ contra a extinção do Consea

Carnaval na Barra vai ter ‘Banquetaço’ contra a extinção do Consea

O protesto nacional contra a extinção do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), programado para o próximo dia 27, levou a Bahia a participar de forma bem inovadora do ato: na quarta-feira de Carnaval, no Porto da Barra, a partir das 10h, defronte à Casa Mídia Ninja, serão promovidas várias atividades culturais seguidas de um “banquetaço”, preparado por chefs de cozinha da cidade, nutricionistas, gastrônomos, estudantes e militantes que defendem o direito humano à alimentação adequada.

O evento tem por objetivo chamar a atenção da sociedade, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Ministério da Cidadania para a importância do Conselho. No dia 2 de janeiro deste ano, o Consea foi extinto por meio da Medida Provisória nº 870. O Banquetaço é um movimento nacional suprapartidário em defesa da boa alimentação no Brasil.

O Consea foi recriado em 2003 e deixou como legado contribuições como a luta contra o uso de agrotóxicos, a edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, o fortalecimento da agricultura familiar via PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), a inclusão do Direito à Alimentação na Constituição Federal, dentre outros, fazendo assim o Brasil sair do mapa da fome.

O Banquetaço vai ser realizado simultaneamente em várias cidades do país, oferecendo gratuitamente alimentos saudáveis à população que estiver passando pelo local, assim como informações, apresentações culturais e roda de conversa. Aqui em Salvador os alimentos estão sendo doados por cooperativas que trabalham com alimentos orgânicos. Há uma preocupação dos organizadores em reduzir ao máximo a produção do lixo: está sendo elaborado um cardápio que possibilite comer da forma mais sustentável, como, por exemplo, alimentos servidos em folhas de bananeira e em descartáveis de papel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *