Como a alimentação saudável pode te ajudar a ter mais disposição

Como a alimentação saudável pode te ajudar a ter mais disposição

Diversos nutrientes são constantemente recrutados para que nossas vias bioquímicas funcionem de forma eficiente, especialmente com o objetivo de aumentar nossa produção energética, para que nossas atividades rotineiras sejam executadas.

Partindo deste contexto, a alimentação saudável é fundamental para que nossos sistemas energéticos sejam otimizados, colaborando com mais disposição ao longo dos nossos dias. Como exemplo desta importância, o consumo de alimentos ricos em magnésio – como oleaginosas, leguminosas e vegetais verde escuros – é essencial para reduzir a sensação de fadiga, uma vez que este nutriente atua em diversas enzimas responsáveis pela produção de ATP – especialmente em vias de produção de energia a partir de carboidratos.

Alimentos antioxidantes também podem ajudar a melhorar a disposição. É conhecido que o aumento do aporte antioxidante melhora funções hepáticas, favorecendo reações metabólicas mais adequadas e o processo de destoxificação. O trato gastrointestinal é outro sistema que ganha benefícios com o bom aporte de antioxidantes, permitindo a adequada absorção de nutrientes para as nossas reações orgânicas.

Vale ressaltar que as substâncias antioxidantes podem ser consumidas a partir de frutas, verduras e legumes variados. Recentemente, um estudo correlacionou a preferência pelo consumo de vegetais com melhora da disposição física.

A saúde mitocondrial também é fundamental neste processo, uma vez que a produção energética ocorre, em maior parte, nas mitocôndrias. Para isso, compostos biotivos como resveratrol – encontrado em alimentos avermelhados -, e quercetina – presente em altas concentrações na maçã e casca da cebola, principalmente – auxiliam em reações de biogênese mitocondrial, permitindo maior eficiência na produção energética.

Desta forma, a melhora da disposição é dependente da boa alimentação como um todo, principalmente quando atende todas as nossas necessidades que devem ser avaliadas de forma individual.

Publicado originalmente no site VP online

Avatar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *